terça-feira, 7 de abril de 2015

Desmame precoce, retirada da ninhada e problemas comportamentais.

Hoje vou falar sobre um assunto com o qual venho me deparando cada dia com mais frequência na clínica, que são os animais desmamados, retirados da mãe e da ninhada cedo demais. São duas situações que podem estar relacionadas entre si. Cãezinhos chegando cada vez mais cedo para vacinar e outros um pouco mais velhos, mas ainda muito jovens, que ficam passando de mão em mão, de tutor em tutor, por causa de problemas comportamentais.

                                               
                                               

Recebo com muita frequência para consulta pediátrica de rotina e primeira vacina animaizinhos que foram recém-adquiridos, ou ainda, muitas vezes por opção mesmo,  a pessoa retira o animal para criar na mamadeira (particularmente acho isso bizarro), simplesmente porque acha bonitinho e quer postar fotos no Instagram do seu animalzinho mamando. E do outro lado temos "criadores" de animais que pouco se importam com a qualidade de vida destes animaizinhos, querendo mesmo é vender o quanto antes.

Porém não demora muito para começarem as reclamações com o comportamento destes cãezinhos, que mordem tudo, não obedecem, são medrosos, latem demais, choram demais, estão se tornando agressivos, enfim, uma infinidade de distúrbios comportamentais que fazem o proprietário procurar ajuda para solucionar o problema, para os quais eu sempre recomendo consulta comportamental. Muito mais para orientar os tutores a lidar e educar os filhotes. Menos mal. Pior são os casos cada vez mais comuns de animaizinhos muito jovens, com cinco, seis, sete meses de idade que passam de mão em mão já que a gracinha dos primeiros dias passou e o que fica é um filhote totalmente desorientado, estressado, medroso e até agressivo.

Então, que tal tentarmos entender a origem do problema? Ouço muitas pessoas dizerem que isso é o certo, que todo criador faz assim (não mesmo!), que são os veterinários que recomendam (menos ainda!). Como disse um amigo recentemente, "muitas vezes nos acostumamos tanto com o errado, que o errado passa a ser o novo normal".

Filhotes desmamados precocemente podem, além de problemas comportamentais, desenvolver problemas relacionados à saúde devido a sua imaturidade imunológica, desnutrição, distúrbios gastrointestinais por não adaptação alimentar ou dificuldade de absorção de nutrientes, manifestação de doenças pré-existentes e maior susceptibilidade a doenças infecciosas.

Existe um trabalho sobre desmame precoce e ritmo circadiano (período de sono e vigília) em ratos e camundongos, que foi extrapolado para humanos e igualmente pode  ser para nossos animais de estimação. Nele foi descrito que a lactação, ou amamentação, é um período crítico, pois nele ocorre importante desenvolvimento neuro comportamental e a interação  mãe-filho tem grande participação neste processo.

Nesta fase, mudanças ambientais, assim como desnutrição, as alterações hormonais ou o estresse neonatal demonstraram aumentar as respostas orgânicas (autonômicas) a agentes estressantes (por hiperatividade do eixo hipotalâmico-pituitário- adrenal, HPA) e em longo prazo tendo provocado alterações comportamentais como aumento da ansiedade em ratos (pelo aumento da ingestão de alimentos e alteração do ritmo circadiano - vigília x sono) e o aumento da agressividade em camundongos.

Vários estudos experimentais  demonstraram que o desmame precoce provoca aumento de comportamentos ansiosos e da agressividade na vida adulta talvez em decorrência da hiperatividade do eixo HPA e do aumento dos níveis circulantes de glicocorticoides no repouso e em resposta a agentes estressores.

Para entender de forma prática o que ocorre com os cãezinhos, a Dra Daniele Graziani, que é médica veterinária comportamentalista, descreve como ocorre o desmame natural dos filhotes.

Desmame Natural:

  • Os filhotes passam a ter dentes, começam a incomodar a mãe. Ela passa a sair com mais frequência do ninho e a ficar cada vez mais tempo fora.
  • Os cãezinhos no início choram, mas aprendem que chorar não resolve e que a mãe volta no seu tempo. 
  • Os filhotes começam a explorar o território e se tornam mais seguros, menos dependentes e principalmente aprendem a lidar com frustrações.
  • Passam a observar a mãe comendo e repetem o comportamento aprendendo a se alimentar sozinho, ocorrendo uma transição alimentar gradativa e natural.
  • Quanto mais tempo permanecer com a mãe e irmãos mais vai aprender sobre linguagem canina, limites e demais comportamentos. 

O período de socialização dos cães acontece dos 22 a 84 dias, no qual desenvolve convivência com outros cães e outras espécies, desenvolvem hierarquia e dependem grandemente do ambiente. É muito importante para o desenvolvimento psicológico saudável que o cão tenha convivência com mãe, irmãos e também com pessoas de várias idades.

                                                               
                                         


Mas, ao invés disso, o que acontece no desmame precoce?

  • Cãezinhos desmamados com 45 dias, 30 dias ou menos, têm seu processo natural feito pela mãe interrompido, perdendo a oportunidade de aprender com ela, mostrando-se animais com dificuldades em lidar com frustrações, inseguros, agitados e desobedientes.
  • Ao se adquirir um animal, deve-se deixar o máximo possível com a mãe e ele tenderá a ser mais equilibrado e obediente.
  • Caso tenha sido retirado da ninhada antes de 2 meses de idade deve-se socializá-lo com outros cães e pessoas de várias idades.
  • se apresente comportamento aversivo e medroso com pessoas, outros animais ou objetos deve-se fazer terapia comportamental para aprender a lidar com a fonte do medo.

O período de socialização também chamado de imprinting é uma das primeiras fases da vida do animal (inclusive humanos) em que ele aprende aspectos sociais e psicológicos da sua espécie, como comportamento e comunicação, formando a sua "personalidade". Foi Konrad Lorenz, prêmio Nobel de fisiologia/medicina em 1973, em um estudo sobre comportamento animal em gansos, que descobriu que o imprinting acontece em um período curto, chamado período crítico ou período sensível. 

Sendo assim, é neste período que o cão vai aprender a ser um cão. É quando ocorre o desenvolvimento social do filhote dentro da matilha. É neste período que ele desenvolve habilidade de comunicação com outro cães. O que é mal aprendido nesta fase pode ser muito difícil de resolver depois. É nesta fase que a mãe e outros cães adultos corrigem certas atitudes indesejadas. 
Como podemos ver esta fase de socialização é muito importante para o desenvolvimento comportamental do filhote, onde ele aprende a ser um cão, a respeitar hierarquia, a ter limites, e aceitar outros animais da sua própria espécie, entendendo que ele faz parte dela. 

                                                   
                                 


Entendo que você deva estar se perguntando como socializar o animalzinho com outras pessoas e animais se ao adquiri-lo cedo você deve mantê-lo isolado em casa até a complementação do esquema de vacina para não adquirir doenças infecciosas. 

Antes de se retirar o animal da ninhada, da convivência com mãe e irmãos o ideal é se começar o esquema de vacina, com 45 dias. E não o contrário. Quando for retirar o animal da ninhada antes ou após a segunda dose da vacina, este animal estará por volta dos dois ou três meses de idade , ele já vai estar muito mais apto a ser retirado da ninhada, do ponto de vista imunológico e comportamental, e ainda estará dentro do período de socialização, podendo perfeitamente ser acostumado e socializado com sua nova família e ambiente. 

Assim poderíamos evitar tantos problemas futuros como abandono de cães em abrigos, troca de tutores por causa de problemas comportamentais, famílias estressadas com um animalzinho desorientado, além de problemas como a humanização de cães e alterações como síndrome de lambedura por ansiedade, ansiedade por separação e tantos outros.

A vida é perfeita, nós é que complicamos tudo. Na melhor das intenções, é verdade.

Assista a este vídeo de uma família canina socializando. Quando se faz com amor tudo é possível e prazeroso.




Para quem quiser se orientar melhor, aqui estão algumas de minhas referências: 

1. Lima, Deise Pereira; Souza, Sandra Lopes "Desmame Precoce: efeitos sobre a sequência comportamental da saciedade e ritmo circadiano de consumo alimentar", UFPE. 
2. "Desmame Natural" Daniela Graziani. 2013. http://www.terapeutacanina.com.br/?p=172
3. "A hora ideal de retirar o filhote da ninhada" Tudo sobre cachorro.   http://tudosobrecachorros.com.br/2012/12

4. Livro "Os Fundamentos da Etologia", Konrad Lorenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário